Avaliação de Governança de TI

A fim de avaliar a situação de governança de TI na Administração Pública Federal, o Tribunal de Contas da União tem realizado levantamento que abordam a adoção de práticas de governança e de gestão de TI previstas em leis, regulamentos, normas técnicas e modelos internacionais de boas práticas.

Entre os anos de 2013 e 2016, o TCU realizou levantamentos de governança e gestão em quatro temas distintos: tecnologia da informação, pessoas, contratações, e governança pública. Em 2017, considerando que a governança e gestão perpassam todas as funções corporativas, o TCU reuniu os quatro temas abordados nesses levantamentos, integrando-os em um só instrumento de autoavaliação, de forma a possibilitar uma análise mais ampla por parte do Tribunal e das demais partes interessadas.

O levantamento ocorre em ciclos de dois anos, sendo que no primeiro ano são aplicados questionários em um conjunto amplo de organizações públicas. Já no segundo ano, são realizadas auditorias específicas em uma amostra das organizações participantes, objetivando validar as respostas coletadas na primeira fase e aprofundar a análise.
Seguem os últimos relatórios com os resultados individuais obtidos pela Universidade Federal do Ceará.

Levantamento de Governança e Gestão Públicas 2018 – Resultado Individual UFC

Levantamento de Governança e Gestão Públicas 2017 – Resultado Individual UFC

Levantamento de Governança de TI 2016 – Resultado Individual UFC

Levantamento de Governança de TI 2014 – Resultado Individual UFC

Levantamento de Governança de TI 2012 – Resultado Individual UFC