Aplicativos, wi-fi, videomonitoramento: reitor dá posse a novo diretor da STI e define metas do órgão

Publicado em: 25 de setembro de 2019.

Reitor Prof. Cândido empossando Prof. Edgar Maçal como Diretor da STIO novo diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal do Ceará, Prof. Edgar Marçal, foi empossado na manhã desta quarta-feira (25) pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, em encontro que definiu as prioridades de um dos órgãos mais estratégicos da Universidade. Marçal é doutor em Ciência da Computação pela UFC e professor do Instituto UFC Virtual (veja currículo).

O reitor afirmou que o objetivo é dar à STI “maior dinamismo e protagonismo na Universidade”, a partir do desenvolvimento de plataformas digitais de gestão, aplicativos com serviços para a comunidade universitária, ampliação do wi-fi institucional e, ainda, um sistema de videomonitoramento para garantir mais segurança ao Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

“Temos de criar plataformas que ajudem, por exemplo, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) a gerenciar melhor os Restaurantes Universitários, as bolsas concedidas, as residências”, exemplificou o Prof. Cândido, acrescentando que, além da PRAE, também a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) deverá contar com novas tecnologias para gestão de informações neste primeiro momento.

Ampliar a gestão da informação, reduzir processos manuais e intensificar a digitalização das atividades, portanto, é uma das propostas a serem executadas pela STI.

Mão de Operador checando conexões de cabos de rede

APPS, WI-FI E VIDEOMONITORAMENTO – De acordo com o Prof. Edgar, uma das marcas de sua gestão na secretaria será o investimento em plataformas móveis. O objetivo é que, já em 2020, sejam lançados aplicativos que melhorem o acesso de estudantes e professores a informações de seus cursos, disciplinas, aulas e serviços da UFC.

“A STI já faz muito, e pode fazer muito mais. Temos uma boa estrutura, um bom ponto de partida. A ideia é estabelecer as prioridades e avançar”, afirmou o Prof. Edgar.

Segundo ele, outra meta importante é a consolidação do wi-fi institucional em toda a Universidade. Hoje, a Internet sem fio e de alta velocidade já está implantada em algumas unidades acadêmicas e administrativas, mas a intenção é que, ainda neste ano e ao longo de 2020, novas unidades recebam o projeto, em ordem de prioridades que será avaliada e definida pelo conselho da STI.

Também está na lista de metas da secretaria o desenvolvimento de um plano de videomonitoramento para o Campus do Pici, a ser construído, como projeto-piloto, em parceria com a Superintendência de Infraestrutura da UFC (UFC-Infra). De acordo com o reitor, o projeto visa melhorar a segurança no campus e otimizar recursos da Universidade. O prazo para o estabelecimento do sistema ainda será avaliado.

PARCERIAS DA UFC – Antes da posse do Prof. Edgar, o reitor recebeu o diretor do Parque Tecnológico da UFC, Francisco Nepomuceno, para discutir a ampliação do diálogo e das parcerias entre a Universidade e instituições estratégicas. “Queremos a aproximação, via Parque Tecnológico, com toda a sociedade, notadamente através do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), do Governo do Estado, da FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará) e do Porto do Pecém”, afirmou o Prof. Cândido.

Nesta quinta-feira, o reitor e o Prof. Nepomuceno participam de reunião do conselho do SEBRAE, no qual a UFC tem assento, iniciando as discussões para novas perspectivas de parceria entre as instituições.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331