Área do cabeçalho

7.4. Internacionalização de sítio

O recurso de internacionalização dos sítios padronizados instalados pela DIMD/STI pode ser solicitado no momento da sua criação ou a qualquer momento posterior, mediante a solicitação desta configuração no seu sítio (através do serviço Suporte na configuração dos Sítios Institucionais Padronizados).

7.4.1. Criação de posts e páginas

Na criação destes itens, o idioma deve ser informado sempre e as traduções existentes devem ser associadas. Para isto:

Passo 1:

Antes de salvar o Post/Página, vá até a guia Idioma.

Passo 2:

Escolha o idioma do Post/Página.

Passo 3:

Indicar cada tradução já criada para aquele Post/Página.

Figura 36 - Guia Idiomas em Editar Post

Figura 36 – Guia Idiomas em Editar Post

7.4.2. Criação de itens de menu

Para criá-los, proceda da seguinte forma:

Passo 1:

Em Aparência > Menus, selecione a guia Editar menus.

Passo 2:

Selecione o menu da língua que deseja utilizar.

Passo 3:

Prossiga com a criação tradicional de itens do menu.

Figura 37 - Seleção de idioma para criação de itens de menu

Figura 37 – Seleção de idioma para criação de itens de menu

7.4.3. Criação de widgets (banners)

Ao criar um banner, pode-se escolher se ele ficará visível em todos os idiomas ou apenas num idioma específico. Para isto:

Passo 1:

Indique no campo O widget é exibido para: “todos os idiomas” ou somente para um idioma específico.

Atenção!
  • A criação do menu de cada idioma deve ser feita pela DIMD/STI, o usuário só pode criar os itens dentro deste menu.
  • O menu que fica aberto é sempre o último selecionado, portanto certifique-se qual o menu está utilizando antes de clicar em “salvar menu”.
Figura 38 - Escolha de idioma para exibição de banner

Figura 38 – Escolha de idioma para exibição de banner

7.4.4. Adicionar mídias

Os arquivos incluídos na biblioteca de mídia são utilizados apenas para um idioma específico. Atente para os seguintes cuidados.

As mídias são adicionadas por default na língua padrão (Português). Indique a língua na qual o arquivo será utilizado, nos atributos deste arquivo (Editar mídia / detalhes do anexo > guia idioma).

Figura 39 - Configurando idioma para mídias

Figura 39 – Configurando idioma para mídias

Embora possa ser visualizado na Biblioteca de mídia, dentro de um Post/Página o arquivo só é visualizado, e portanto utilizado, no idioma para o qual foi configurado. Ou seja, o idioma do Post/Página e do arquivo devem coincidir.