Como utilizar o multi-idiomas no meu sítio? (Internacionalização)

Criação de Posts e Páginas: na criação destes itens, o idioma deve ser informado sempre e as traduções existentes devem ser associadas. Para isto:

  1. Antes de salvar o Post/Página, vá até a guia Idioma;
  2. Escolha o idioma do Post/Página;
  3. Indicar cada tradução já criada para aquele Post/Página;

Criação de itens de menu: para criá-los, proceda da seguinte forma:

  1. Em Aparência > Menus > selecione a guia “Editar menus”;
  2. Selecione o menu da língua que deseja utilizar;
  3. Prossiga com a criação tradicional de itens do menu;

Observações sobre menus:

  • Os sítios padronizados são entregues pela DPU/STI com 2 menus (Português e Inglês);
  • A criação de Menus de outros idiomas deve ser solicitada à DPU/STI através de RT;
  • O menu que fica aberto é sempre o último selecionado, portanto certifique-se qual o menu está utilizando antes de clicar em “salvar menu”.

Criação de Widgets (banners): ao criar um banner, pode-se escolher se ele ficará visível em todos os idiomas ou apenas num idioma específico. Para isto:

  1. Indique no campo “O widget é exibido para:” a visibilidade do banner: “todos os idiomas” ou somente para um idioma específico.

Adicionar mídias: os arquivos incluídos na biblioteca de mídia são utilizados apenas para um idioma específico. Atente para os seguintes cuidados:

  1. As mídias são adicionadas por default na língua padrão (Português). Indique a língua na qual o arquivo será utilizado, nos atributos deste arquivo (detalhes do anexo > campo “idioma”);
  2. Embora possa ser visualizado na Biblioteca de mídia, dentro de um Post/Página o arquivo só é visualizado, e portanto utilizado, no idioma para o qual foi configurado. Ou seja, o idioma do Post/Página e do arquivo devem coincidir;
Como utilizar o Banner Principal no meu sítio padronizado?

Para os setores da UFC que fizeram uso do serviço de Hospedagem Padronizada, a DPU/STI disponibiliza adicionalmente o recurso do banner principal.
Para utilizá-lo, siga as orientações abaixo:

Upload de imagem:

  1. Crie uma imagem no formato JPG ou PNG (com 500px a 650px de largura);
  2. Copie esta imagem para a sua biblioteca de mídias (upload);

Ativando o banner principal:

  1. No menu “Meu sítio” localize a área do Banner principal;
  2. Selecionar a imagem do banner;
  3. No campo Link, inclua a URL da página/post que será apontado pelo banner;
  4. Clique no botão “Salvar alterações”;

Desativando o banner principal:

  1. No menu “Meu sítio” localize a área do Banner principal;
  2. Clique no link “Apagar”, localizado sobre a imagem do banner;
  3. Clique no botão “Salvar alterações”;
Como faço para ter acesso ao Sistema Eletrônico de Informações – SEI?

A concessão de acesso ao SEI não é realizada através da STI, mas sim pela Divisão de Arquivo da PROPLAD. Para isso, basta enviar um e-mail destinado à atendimentosei@ufc.br com os seguintes dados: Nome completo, SIAPE, Lotação e login do Si3. É importante salientar que as atribuições da STI relacionadas ao SEI somente se referem a resolver erros ou bugs que por ventura estejam impedindo ou limitando o acesso ou realização das atividades operacionais no sistema.

Sou servidor recém-ingresso na UFC. Como faço para ter acesso aos módulos do SIGAA/ SIPAC?

Para requerer acesso aos módulos, é necessário enviar um modelo ofício via SEI para a Divisão de Sistemas da Informação seguindo os passos:
No SEI abra um processo com o tipo: Administração Geral – Requisição de Acesso/Alteração aos Módulos do Si3 (SIPAC/SIGAA). Posteriormente, inclua um documento padrão ofício com as informações do requerente: Nome completo, SIAPE, Unidade de Lotação, Módulo ao qual está requisitando o acesso. É necessário que o documento seja assinado pela chefia imediata do servidor.
Obs.: A STI somente concede acesso aos módulos: Requisição de Materiais (Almoxarifado) e Protocolo do SIPAC e Graduação do SIGAA.

Gostaria que fosse instalado um software específico numa máquina de minha lotação. Existem restrições para esse procedimento?

Em conformidade com a política do Governo Federal, a STI é responsável somente pela instalação de softwares livres. Consulte a lista de softwares livres disponíveis para instalação.

Softwares pagos só serão instalados somente se o usuário possuir a devida licença.

Abri uma Solicitação de Atendimento para manutenção de um equipamento de TI e preciso levá-lo à STI. Onde devo entregá-lo?

tendo aberta a solicitação no Painel de Serviços e com o número do protocolo em mãos, o equipamento deve ser entregue no Laboratório de Manutenção da secretaria, localizado no bloco 901 do Campus do Pici, 1º andar.

Alterei minha senha/usuário do SI3 (SIGAA, SIGPRH, SIPAC) e agora não consigo mais acessar o SEI. O que faço?

Ao realizar o procedimento de Recuperação de Senha no SI3, sua senha do SEI também será alterada, de modo que ambas permaneçam iguais. Esta alteração é automática, mas não é imediata. O casamento de dados entre SI3 e SEI é feito dentro de cerca de 4 horas, período em que seu acesso ao SEI com a nova credencial será negado, muito embora já esteja acessando o SI3 normalmente. Para acessar o SEI com a senha atualizada, aguarde o período indicado.

Caso a atualização da senha não ocorra passadas as 4 horas, entre em contato com atendimentosei@ufc.br.

Atenção: A atualização do acesso ao SEI com relação ao procedimento de alteração de usuário do SI3, por sua vez, não é automática. Caso altere seu usuário no SI3, entre em contato com atendimentosei@ufc.br para solicitar atualização de seu usuário no SEI.

Esqueci meus dados de acesso ao SI3 (SIGAA, SIGPRH, SIPAC), o que faço?

Caso tenha esquecido a senha, acesse o formulário de Recuperação de Senha.  Digite seu Login e o E-Mail cadastrados no sistema SI3. Os dados serão validados e um e-mail será enviado solicitando a confirmação da recuperação da senha.

Caso tenha esquecido o nome de usuário (login), entre em contato com nossa Central de Atendimento, por meio do número 3366-9999.

Sou aluno/servidor recém ingresso na UFC. Como faço para ter acesso ao SIGAA/SIGRH?

Para garantir seu acesso ao SI3, você precisa realizar um autocadastro:

  • Alunos – Acesse o formulário online (SIGAA> Cadastro de Discente > Formulário) e preencha corretamente todos os campos solicitados. Atenção: o cadastro só será validado se os dados digitados forem iguais aos dados informados no processo seletivo.
  • Servidores: Acesse o formulário online (SIGAdmin >Cadastro > Formulário) e preencha corretamente todos os dados pessoais solicitados. Atenção: Os dados preenchidos serão validados pelo sistema, e, caso estejam corretos, vc. receberá email confirmando o cadastramento.
Como o Gestor Local realizará o envio da frequência do bolsista de TI, por meio do SEI?

O servidor deve acessar sua conta, criar um processo do tipo: “Gestão da Informação: Programa de Desenvolvimento Institucional em TI – PDITI“, incluir o documento do tipo: “Frequência de bolsista PDITI (STI)“, editando-o e preenchendo os dados requeridos. Assinado o documento, o processo deve ser enviado para “DAAD_STI”.

O bolsista poderá enviar a frequência pelo SEI?

Não.  Esta opção é exclusiva ao servidor responsável pelas atividades do bolsista de TI em sua lotação, isto é, seu Gestor Local.

Como e a quem deverei encaminhar a frequência da Bolsa de TI?

A entrega deve ser feita junto à Divisão de Apoio Administrativo (DADM) da STI, mediante uma das seguintes alternativas:

  1. Presencialmente, no campus do Pici, bloco 901, 2º andar, Gabinete 2;
  2. Via e-mail, para dadm@sti.ufc.br.
  3. Via SEI – Sistema Eletrônico de Informações (opção é exclusiva ao servidor responsável – Gestor Local).
Onde encontrar o Formulário de Frequência da Bolsa de TI e em qual período deverá ser encaminhado?

O Formulário de Frequência da Bolsa de TI 2019 (disponível no menu Documentos > Formulários) deve ser enviado devidamente preenchido pelo próprio bolsista ou por seu Gestor Local entre os dias 16 e 20 do mês corrente.

Como fazer a inscrição em processo seletivo para ingresso em curso de Pós-Graduação?

As inscrições online para processos seletivos Lato e Stricto Sensu são feitas na área pública do SIGAA > Processos Seletivos. Escolha o processo seletivo desejado:

  • Lato Sensu – São exibidos os últimos processos seletivos cadastrados no SIGAA. Aqueles com períodos marcados em verde estão com inscrições abertas e vc. poderá preencher o formulário online de inscrição.
  • Stricto Sensu – São exibidos os últimos processos seletivos cadastrados no SIGAA. Aqueles com períodos marcados em verde estão com inscrições abertas e vc. poderá preencher o formulário online de inscrição.
Quem pode solicitar a criação de um e-mail setorial?

Qualquer servidor com vínculo ATIVO na UFC que possua acesso ao SI3. No entanto é necessário anexar um documento com aceite/ciência da chefia da Unidade ao qual o email setorial se vincula.

Como altero a senha de um e-mail setorial?

Somente o servidor responsável pelo e-mail setorial poderá alterar sua senha. Para isso, será necessário acessar (descrição de passos) →E-mail→Trocar Senha.

É necessário configurar meu dispositivo para acessar a eduroam pela primeira vez?

Sim. Se você nunca acessou a rede eduroam no seu dispositivo será necessário configurá-lo apenas no primeiro uso. Realizada esta configuração, não será mais necessário repeti-la nos próximos acessos, mesmo que você esteja em outra instituição.

Para acessar um guia com instruções detalhadas sobre a configuração do serviço no seu computador ou dispositivo móvel, acesse o Tutorial Eduroam.

A eduroam funciona em quais plataformas?

A eduroam utiliza padrões abertos para permitir acesso uniforme entre plataformas. Isso significa que o eduroam funciona no Windows, Linux, MAC OS, iOS e Android.

O que é eduroam? 

R- A rede sem fio eduroam (education roaming) é um serviço de TI que disponibiliza aos servidores e alunos da UFC e de outras instituições participantes do projeto acesso à internet de forma segura dentro de seu campus ou em qualquer instituição parceira no Brasil e no exterior. Além da segurança, o eduroam proporciona aos usuários integração à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), mobilidade global e facilidade de uso.

Qual o espaço de armazenamento da minha conta Webmail Institucional?

O espaço para o usuário armazenar emails, documentos, planilhas, apresentações, vídeos e qualquer outro tipo de arquivo no Webmail UFC é ILIMITADO. Você não precisa apagar nada porque sua caixa postal nunca ficará cheia. Esta é a promessa do Google para os usuários do serviço Google Educação.

Quais as facilidades do Sítio Padronizado?

O usuário recebe na entrega da instalação:

  • A versão mais recente do Worpdress já instalado e as atualizações futuras do CMS são feitas pela STI
  • Um template/tema baseado na identidade visual da UFC proposto/criado pela STI
  • Disponibilidade de recurso de multi-linguagem
  • Suporte técnico quanto à dúvidas e/ou problemas em nossos componentes

 

Como identificar um golpe na internet?

Os principais golpes na internet se utilizam de mensagens falsas via e-mail solicitando informações como senhas, número de cartões ou outros dados pessoais. Essas mensagens podem, ainda, apresentar links que remetem a sites falsos com o objetivo de obter informações confidenciais. Desconfie sempre de mensagens que solicitam tais informações.

Como ter certeza que estou acessando o site do meu banco?

Os bancos brasileiros utilizam uma categoria de endereço “b.br” – que pode ser usado apenas por bancos. Assim, ao digitar o endereço “www.caixa.b.br” ou “www.bb.b.br” seu navegador web irá acessar o site oficial de seu banco. Os principais bancos brasileiros já utilizam esse recurso.

O que é a hospedagem no modelo Padronizado?

Este serviço consiste em disponibilizar suporte técnico e um ambiente com o WordPress já previamente instalado com tema padrão onde é possível os usuários estruturarem seus respectivos sítios de forma já padronizada.