Inaugurada em novembro de 2013, a Sala-Cofre representa um dos equipamentos de segurança de dados mais significativos para a Universidade Federal do Ceará (UFC). Instalada no andar térreo da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), atualmente conta com 27 (vinte e sete) servidores, cada um com capacidade de 192 GB RAM e dois processadores, 3 (três) servidores de gerência de Wi-fi e duas bibliotecas de fitas de backup (STI + UFC Virtual), com armazenamento Storage (aquisição 2015) de área 290 TiB.

Tecnicamente, a Sala-Cofre é um espaço seguro, construído com paredes corta-fogo certificadas de acordo com o padrão estabelecido pela NBR 15.247 (2004), destinando-se à proteção de equipamentos críticos de TI, bem como das informações que estes processam e armazenam. Normalmente, são construídas com estruturas modulares e pré-fabricadas. São células autoportantes e independentes que podem estar dentro ou fora do ambiente principal do Data Center. A finalidade primordial da Sala-Cofre é proteger conteúdos sensíveis à temperatura e à umidade.

De acordo com o Coordenador de Infraestrutura e Segurança da Informação da STI, Amarildo Rolim, a Sala-Cofre é um “ambiente que tem como finalidade principal a proteção dos equipamentos de Tecnologia da Informação (TI) e dos nossos dados críticos, sendo essa proteção vital para garantir a segurança das nossas informações. Assim, podemos afirmar que se trata de uma unidade de armazenagem segura para hardwares e que é classificada como resistente, por meio de diversos métodos, sendo inclusive certificada conforme as exigências da Norma Brasileira Regulamentadora, que protege os equipamentos de informática críticos e os dados processados e armazenados neles”.

Fotos: Divisão de Redes de Computadores (DRC)