ALTERNATIVAS PARA GRAVAÇÃO DE AULA E REUNIÕES ONLINE

Publicado em: 20 de janeiro de 2022.

Conforme notícia veiculada em 06 de dezembro de 2021, o Comitê Administrativo de Tecnologia da Informação (CATI) está elaborando uma nova política de armazenamento de e-mail e de arquivos em nuvem na Universidade Federal do Ceará, atendendo às mudanças definidas no ano passado no Google Workspace for Education e que devem entrar em vigor em julho de 2022.

Há outras mudanças, como o encerramento da função de gravação premium gratuita, não tendo a empresa oferecido outros recursos.

Nesse sentido, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), com seu compromisso de auxiliar à comunidade acadêmica, dispõe abaixo sobre orientações alternativas para efetuar a gravação de aulas e reuniões online.

ALTERNATIVAS PARA GRAVAÇÃO DE AULAS E REUNIÕES ONLINE

Considerando o fim do serviço gratuito do Google Meeting de gravação de webconferência online, existem dois modelos alternativos principais para aqueles usuários que desejam gravar suas aulas ou reuniões online sem arcar com custos de aquisição.

1) Modelo de Gravação de Tela

Nesse modelo, o usuário utiliza um programa de gravação de tela e áudio do seu computador. Assim, por exemplo, o usuário pode gravar aquela aula que está acontecendo via Google Meeting e depois disponibilizar o arquivo da gravação para seus alunos. Existem duas estratégias principais para isso:

1.1) Baixar e instalar um programa (software) no computador: Existem alguns softwares gratuitos no mercado que fazem isso. Nós recomendamos o uso do OBS Studio por ser multiplataforma (possui versões para Windows, Mac e Linux), ser de código aberto, ser gratuito e possuir uma comunidade de usuários que compartilham tutoriais de uso da ferramenta. Mais informações sobre o funcionamento deste software podem ser obtidas no site oficial da ferramenta ou em vídeos pelo YouTube. Você pode fazer o download do OBS no link abaixo:

1.2) Utilizar o recurso de gravação de tela do próprio Sistema Operacional (SO): Neste caso, por exemplo, é necessário utilizar o Windows 10 ou versão superior. Com esta versão do SO é possível gravar a janela ativa do usuário de forma simples, acionando apenas as teclas Windows + ALT + R (para abrir a barra de gravação de tela e suas configurações, acione as teclas Windows + G). Também é possível gravar a tela no MacOS, mas outra combinação de teclas é utilizada: Shift + Command + 5. Mais informações sobre o funcionamento desse recurso devem ser obtidas no site oficial de cada Sistema Operacional.

2) Modelo de Serviço de Webconferência

Nessa alternativa, há a necessidade de a reunião ou a aula acontecer em ferramenta de Webconferência diferente do Google Meet, como por exemplo: Microsoft Teams, Zoom ou Webconferência da RNP. Entretanto, da mesma forma que o Google Meet, a versão gratuita de cada uma das alternativas possui suas limitações, como quantidade de minutos de gravação ou de usuários ao mesmo tempo. Mais informações sobre o funcionamento dessas ferramentas devem ser obtidas em seus respectivos sites oficiais.

Caso seja escolhida a mudança do serviço de webconferência, recomendamos o uso da Webconferência da RNP por ser gratuito e por permitir o armazenamento da transmissão no portal Eduplay, porém atente-se às limitações de acesso a esta plataforma. Para mais detalhes, acesse o portal do ConferênciaWeb da RNP ou veja um vídeo tutorial com explicações sobre o uso deste serviço web logo abaixo:

Como gravar a E-aula RNP no Eduplay da RNP

O Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da UFC também conta com os seguintes vídeos sobre o assunto