Os processos e fluxos de TI aqui descritos, englobam os processos mapeados e documentados acerca dos projetos, serviços e contratações de TI, desde sua requisição até a finalização do mesmo. Vale lembrar que não são abordados aspectos técnicos dos processos, mas, em alto nível, os passos que envolvem sua execução.

Projetos de TI
Um projeto é um esforço temporário para se atingir a um objetivo único possuindo data de início e fim bem delimitados. Sendo assim, diferencia-se dos Serviços que tratam de trabalhos realizados de maneira contínua. Atualmente os projetos atendidos pela STI envolvem: Desenvolvimento de Sistemas, Desenvolvimento de Sítios Institucionais, Projetos de Infraestrutura de TI, bem como Contratações de TI.
Na figura a seguir pode ser visualizado o fluxo geral (macrofluxo) de Projetos de TI da UFC

Fluxo geral (macrofluxo) de Projetos de TI

Serviços de TI
Um Serviço é um trabalho contínuo para entregar produtos com baixo nível de customização (trabalho padronizado). Sendo assim, diferencia-se dos Projetos que, por sua vez, envolvem um esforço temporário para se atingir a um objetivo único. São exemplos de serviços prestados pela STI: Criação de email institucional; Manutenção de computadores; Manutenção de sistemas; Publicação e atualização de conteúdos no portal institucional; e outros.
Na figura a seguir pode ser visualizado o fluxo geral (macrofluxo) de Serviços de TI da UFC

Fluxo geral (macrofluxo) de Serviços de TI

Contratações de TI
As contratações de soluções de Tecnologia da Informações são regidas pela Instrução Normativa MP/SLTI Nº4, de 11 de setembro de 2014. Na UFC, o planejamento de contratações de TI é baseado nas requisições feitas por
meio do Documentos de Oficialização da Demandas (DODs) que são enviados à STI anualmente para contratação no exercício posterior.
Na figura a seguir pode ser visualizado o fluxo de Planejamento das Contratações de TI.

Fluxo geral (macrofluxo) de Contratações de TI