Nova ferramenta integrada ao SI3 pela STI faz tradução automática para língua de sinais

Publicado em: 8 de abril de 2020.

Para promover a acessibilidade dos sistemas institucionais da Universidade Federal do Ceará, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), por meio da Divisão de Sistemas de Informação (DSI), deu início à implementação de novas ferramentas, a primeira delas tendo a função de tradução de textos para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) de forma automática.

Trata-se do VLibras, conjunto de ferramentas agora integrado ao SI3, incluindo os sistemas integrados de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) e de Planejamento, Gestão e Recursos Humanos (SIGPRH). Com o VLibras, os usuários podem traduzir informações de texto presentes nesses sistemas.

Para acessar o recurso, basta clicar no ícone disponível no lado direito da tela e selecionar a informação a ser traduzida. Assim, dentro da caixa específica do mecanismo, terá início uma simulação em libras da informação. Um tutorial em vídeo foi preparado pela STI para explicar aos usuários como eles podem usar o VLibras.

Para o diretor da DSI, Silvio Amarante, “a ferramenta irá possibilitar uma melhor interação entre os usuários surdos com o SI3, principalmente durante este período de realização de atividades a distância”.

Segundo o Prof. Edgar Marçal, diretor da STI, a nova implementação mostra a preocupação da UFC em proporcionar conteúdos de forma inclusiva. “Ela [a ferramenta] também pode servir como um gancho para que professores que já tenham algo [outro mecanismo] pronto queiram integrá-lo aos nossos sistemas”, complementa.

O VLibras é um conjunto de ferramentas desenvolvido a partir de parceria entre o Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mais informações podem acessadas no site oficial do VLibras.

Fonte: Divisão de Sistemas de Informação (DSI) da STI – e-mail: dsi@sti.ufc.br
Notícia publicada no Portal da UFC.