Servidores da STI participam do Hackathon UFC

Publicado em: 11 de maio de 2023.

No primeiro trimestre de 2023, a Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) lançou edital de divulgação do Hackathon UFC.

O projeto está em sua terceira edição, promovendo o desenvolvimento de tarefas e funcionalidades inovadoras. De acordo com o edital 09/2023 da PROINTER, os principais objetivos do Hackathon são os seguintes: estimular e apoiar propostas de projetos inovadores; estimular e ampliar o protagonismo dos servidores e dos estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC); complementar a formação profissional dos estudantes a partir da realização de atividades de inovação.

Tinham oportunidade de participar servidores(as) docentes e técnico-administrativos, bem como estudantes de graduação e de pós-graduação dos diferentes cursos da UFC.

Nesta edição, as soluções a serem idealizadas e desenvolvidas no Programa de Inovação Colaborativa – Hackathon Inovando UFC possuíam o seguinte desafio: “Desenvolver melhoria em serviço ou processo em unidade administrativa ou acadêmica da UFC, tornando-o mais eficiente em termos de custo, tempo ou experiência do usuário.”

Os projetos foram avaliados sob quatro aspectos: funcionalidade (avaliação técnica); aplicabilidade (avaliação de custo/benefício); pitch (avaliação da apresentação); e eficácia (avaliação do resultado proposto).

Na última semana, a PROINTER publicou o resultado com as equipes selecionadas. Entres as 5 (cinco) equipes, servidores da STI obtiveram resultado favorável em 3 (três) delas:

1º lugar – Equipe UFC AutoBots – Integrantes: Marcio Andre Souto Correia; Esrom Gustavo de Moura Bomfim; Daniele Cirilo Suliano; Karine Nascimento Portela; Lucas Oliveira Furtado; Igor Braga Palhano.

3º lugar – Equipe Carnaúbas – Integrantes: Lucas Magalhães Crisostomo; Letícia Sampaio Araújo Gonçalves; Maurício de Vasconcelos Moreira; Silvio Roberto Martins Amarante; Victor Misael Brito Fenelon Carneiro.

3º lugar – Equipe Melo – Integrantes: Nailson Lima de Oliveira; Samuel Jorge Belo da Fonseca; Eric Façanha Nascimento.

Equipe de servidores participam do Hackathon

Marcio Correia, gestor da equipe classificada em 1º lugar, assim exemplifica o UFC AutoBots: “A solução proposta por nós é o uso de robôs que podem promover a automatização desse retrabalho manual. Para construir esses robôs, nós utilizaremos a biblioteca Selenium WebDriver, uma tecnologia amplamente utilizada na engenharia de software para automação de testes de qualidade e segurança. Essa tecnologia também vem sendo, cada vez mais, utilizada no mercado para criação de robôs e automatização de rotinas que envolvem o uso de sistemas web. Com o uso dela, nós poderemos aumentar brutalmente a velocidade dos processos na UFC e eliminar os erros manuais. Ao mesmo tempo, nós também poderemos contar novamente com uma imensa força de trabalho que estava sendo empregada nesse trabalho maçante. O objetivo desse projeto é iniciar com um piloto do uso dessa tecnologia para diminuir o retrabalho no processo de Desenvolvimento de Pessoas e Afastamento liderado pela PROGEP e, posteriormente, avançar para outros processos em toda a UFC”.

QRCode com mais informações do projeto classificado em 1º lugar.

Para Lucas Crisóstomo, premiado na equipe Carnaúbas, a importância do Hackathon é “incentivar o desenvolvimento institucional através da inovação, atacando problemas práticos existentes nas rotinas acadêmicas e administrativas”.

Nailson Lima, componente da equipe classificada em 3º lugar, assim define o projeto: “Nosso projeto (MELO/Memória Localizada da UFC) é uma aplicação web que irá mostrar conteúdo histórico baseado na proximidade dos usuários com coordenadas de geolocalização previamente catalogadas (pontos de interesse). Ao se aproximar de um destes pontos e acessar a aplicação, o conteúdo relevante será exibido, assim como sugestões de roteiros de visitação naquele local, aproximando o usuário da história da UFC. Também será permitida a visitação virtual, na qual o usuário poderá conhecer os pontos e roteiros sem se deslocar diretamente”.

Fontes: Coordenadoria de Infraestrutura e Segurança da Informação (CISI) – email: cisi@sti.ufc.br; Divisão de Governança em Tecnologia da Informação (DGTI)- email: dgti.cadgov@sti.ufc.br; Divisão de Inovação e Midias Digitais (DIMD) – email: dimd.csi@sti.ufc.br; Central de Relacionamento da STI – email: relacionamento@sti.ufc.br- fone: (85) 33669999