Servidores da STI recebem prêmio Inovando 2023

Publicado em: 15 de dezembro de 2023.

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) esteve, durante o ano de 2023, representada na terceira edição Hackathon UFC.

De acordo com o edital 09/2023 da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), os principais objetivos do Hackathon eram: estimular e apoiar propostas de projetos inovadores; estimular e ampliar o protagonismo dos servidores e dos estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC); complementar a formação profissional dos estudantes a partir da realização de atividades de inovação.

A STI contou com três equipes classificadas: a Equipe UFC AutoBots; a Equipe Carnaúbas; e a Equipe Melo.

No último dia 06 (seis) de dezembro, ocorreu um evento idealizado pela PROINTER, no qual as equipes apresentaram os resultados alcançados entre os meses de maio a dezembro de 2023.

Equipe AutoBots recebe prêmio Inovando

A Equipe AutoBots, premiada em primeira colocação, recebeu o prêmio Inovando, tendo por solução proposta o uso de robôs que promovem a automatização de retrabalho manual. Para construir esses robôs, foi utilizada a biblioteca Selenium WebDriver, uma tecnologia amplamente utilizada na engenharia de software para automação de testes de qualidade e segurança. Essa tecnologia também vem sendo, cada vez mais, utilizada no mercado para criação de robôs e automatização de rotinas que envolvem o uso de sistemas web. Com o uso dela, há aumento significativo da velocidade dos processos na UFC, eliminando erros manuais. O objetivo desse projeto é iniciar com um piloto do uso dessa tecnologia para diminuir o retrabalho no processo de Desenvolvimento de Pessoas e Afastamento liderado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e, posteriormente, avançar para outros processos em toda a UFC.

Fonte: Coordenadoria de Infraestrutura e Segurança da Informação (CISI). Email: cisi@sti.ufc.br