Contratações de TI
A Instrução Normativa nº94, de 23 de dezembro de 2022 (IN 23/2022) é o normativo que Dispõe sobre o processo de contratação de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação – SISP do Poder Executivo Federal.
No âmbito da UFC, as contratações de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) devem observar ainda as diretrizes normativas constantes:
- Na RESOLUÇÃO Nº 1/CATI, DE 27 DE JANEIRO DE 2025, que regulamenta e disciplina as contratações de soluções de Tecnologia da Informação (TI) da Universidade Federal do Ceará;
- E na RESOLUÇÃO Nº 2/CATI, DE 10 DE MAIO DE 2016, que aprova, regulamenta e disciplina a Política para Aquisição de Software e Serviços Correlatos (PASS).
Na UFC, anualmente, é realizado um processo de levantamento e consolidação de demandas de TIC.
As Demandas Básicas de TIC visam atender solicitações comuns de várias unidades acadêmicas e administrativas da UFC, a exemplo dos computadores com configuração básica.
O Processo de Levantamento e consolidação de demandas Básicas de TIC é descrito a seguir:
- O Processo inicia com o envio do Ofício Circular pela STI para todas as unidades acadêmicas e administrativas da UFC. O Ofício contém todas as instruções sobre o processo de levantamento de demandas básicas de TIC, tais como: Informações sobre a ferramenta a ser utilizada no levantamento, prazos, e até a lista dos produtos que fazem o rol das demandas básicas de TIC, ou seja, os produtos previamente aprovados pelo CATI e disponíveis para pedidos.
- O Setor requisitante responde ao Ofício circular informando os dados do responsável pelas solicitações da sua unidade. A depender do ciclo de planejamento esse envio e validação dos dados da Unidade consolidadora, ou seja aquela que receberá as credenciais para acesso à ferramenta e solicitação dos pedidos, pode ser realizado por e-mail.
- Validados os dados do responsável consolidador, a STI disponibiliza acesso à ferramenta de pedidos de TIC.
- O setor requisitante através do seu usuário consolidador realiza seus pedidos através da ferramenta de pedidos informando os ítens solicitados e suas respectivas quantidades e justificativas de aquisição.
- Ao fim do período de solicitações, a STI consolida as demandas básicas de TIC
- A STI apresenta o consolidado do levantamento realizado ao CATI para que se defina o cadastro no PCA.
- O CATI define e autoriza quais itens serão cadastrados no PCA do ano subsequente.
- A STI cadastra os itens no PCA-TIC da UFC.
Na figura a seguir pode ser visualizado o fluxo do Processo de levantamento e consolidação de demandas básicas de TIC:
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