STI implementa ferramenta de compras de TI

Publicado em: 20 de julho de 2023.

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), a fim de melhor acompanhar o levantamento de aquisições de TIC na Universidade Federal do Ceara (UFC), produziu o painel BI de contratações de levantamento de compras de TIC.

As contratações de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) são regidas pela Instrução Normativa SGD/ME nº 31, de 23 de março de 2021. (IN 31/2021).Para fins de contratações de soluções de TIC, no âmbito da Universidade, ainda devem ser consideradas as diretrizes constantes: a  RESOLUÇÃO Nº 1/CATI, DE 21 DE JULHO DE 2020, que regulamenta e disciplina as contratações de soluções de Tecnologia da Informação (TI) da Universidade Federal do Ceará, bem como a  RESOLUÇÃO Nº 2/CATI, DE 10 DE MAIO DE 2016, que aprova, regulamenta e disciplina a Política para Aquisição de Software e Serviços Correlatos (PASS).

A importância da nova ferramenta consiste em ampliar a transparência nas contratações. Toda contratação deve nascer de uma necessidade de negócio alinhada aos objetivos estratégicos institucionais. No caso de compras governamentais, essa afirmação tem extrema relevância, posto que o gestor deve preservar o erário.

Para além do cumprimento de princípios constitucionais ao longo dos processos de contratação, é necessário qualificar o gasto no sentido de adquirir somente bens e serviços que realmente sustentem ou impactem as políticas públicas e os serviços que atendem diretamente o cidadão, evitando contratações e gastos desnecessários ou que não impliquem em resultado direto ou indireto à sociedade.

Com o intuito de melhorar o acompanhamento das intenções de contratações de soluções de TIC na UFC foi criado o Painel de Levantamento de Contratações de Soluções de TIC.

Vale ressaltar que também é possível acompanhar a fase de planejamento de contratações de TIC, conforme a IN94/2022, que regulamenta as aquisições de contrações de TIC no âmbito da administração pública federal, acompanhando o painel BI de monitoramento das contratações de TIC, disponível em: Contratações de TIC – Planejamento.

Fonte: Divisão de Governança em TI (DGTI)