STI participa dos Encontros Universitários 2023

Publicado em: 10 de novembro de 2023.

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) participou, nos dias 08 e 09 de novembro, da edição anual dos Encontros Universitários (EU) no campus de Fortaleza.

Em 2023, o evento trouxe como novidade o retorno da modalidade presencial. A temática central dos EU foi a inclusão, com o slogan: “Incluir para educar, educar para incluir.” De acordo com a organização do evento, a importância da discussão deve privilegiar uma abordagem ampla com o fito de proporcionar uma cultura de acolhimento e valorização da diversidade.

No site dos Encontros Universitarios (http://sysprppg.ufc.br/eu/2023/index.php/apresentacao), há uma menção ao parâmetro da palavra incluir: “Incluir, na perspectiva adotada pelos EU 2023, significa aproximar indivíduos e dissolver as fronteiras que, por vezes, acabam segregando pessoas, cursos e áreas do conhecimento distintos. Simboliza, portanto, um convite a conhecer outros mundos, a agregar novos saberes, a compreender experiências que transcendem a perspectiva individual.”

Além disso, houve uma preocupação de que a Universidade conseguisse expressar seu desejo na ampliação de um desenvolvimento educacional que incluísse alunos(as), servidores(as), professores(as) e a comunidade externa.

Nesse sentido, a STI esteve representada por servidores e bolsistas do Programa de Iniciação Acadêmica (BIA) em dois dias do evento. Os alunos Fernando Cabral e Liriel Gomes apresentaram as atividades desenvolvidas no Projeto: “Processos Administrativos em uma organização de TI: aprendendo na prática”, nas modalidades pôster e apresentação oral, respectivamente.

Fernando Cabral apresenta na modalidade banner
Liriel Gomes expõe o projeto na modalidade apresentação oral.

Os servidores da Superintendência também participaram do evento. As equipes do Projeto Hackathon UFC: Equipe UFC AutoBots e Equipe Carnaúbas realizaram a exposição de seus trabalhos que foram classificados no início deste ano pela  Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER).

Beatriz Duarte representa a equipe Carnaúbas.
Equipe UFC AutoBots se apresenta nos EU.

De acordo com Beatriz Duarte, Diretora da Divisão de Governança em TI, “Os Encontros Universitários são uma forma de apresentar à sociedade um pouco das pesquisas e ações desenvolvidas na universidade. Um momento rico de vivência da comunidade e de reencontros também. A meu ver, é muito importante a participação dos servidores técnico-administrativos nos Encontros, uma forma de motivação e valorização desses que também fazem a universidade.”

Veja outras fotos do evento

Fontes: Central de Relacionamento (CR); Divisão de Governança em TI (DGTI); Coordenadoria de Infraestrutura e Segurança da Informação (CISI); Coordenadoria de Administração e Governança em Tecnologia da Informação (CADGOV); Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).