STI lança ferramenta de levantamento de compras institucionais de TI
Publicado em: 31 de janeiro de 2024.
A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) disponibilizou, nesta segunda-feira, ferramenta inovadora no acesso a compras de itens de Tecnologia da Informação e Inovação (TIC’s).
Tal mecanismo é resultado do desenvolvimento anual de uma das equipes selecionadas no Hackathon Inovando UFC, competição proposta pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) 2023.
A ferramenta desenvolvida permitirá que os usuários previamente cadastrados, representantes de áreas demandantes, possam realizar, até 19 de fevereiro de 2024, os seus requerimentos.
Em seguida, o Comitê Administrativo de Tecnologia da Informação (CATI) analisará e aprovará o cadastro de tais demandas no Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC), que consolida todas as contratações que o órgão ou entidade pretende realizar no exercício subsequente.
De acordo com a Divisão de Governança em Tecnologia da Informação (DGTI), idealizadora do projeto,a operacionalização da ferramenta é intuitiva, semelhante aos sites de consumo, podendo incluir os itens diretamente em um carrinho de compras. Com a utilização dessa plataforma, ganha-se celeridade e reduz-se o risco de erros e retrabalhos na consolidação de tais soluções.
Oportuno salientar que o pedido deve ser feito no prazo informado. Finalizado o período, a ferramenta não poderá ser mais acessada. Após finalizado o pedido, mesmo que dentro do prazo, caso persista alguma necessidade de inclusão ou alteração, a solicitação deve ser realizada via abertura de processo no SEI informando os ajustes.
Conforme apresentado em reunião do CATI, disponibiliza-se o cronograma a seguir:
- 19/02/2024 – Data final para o envio de demandas institucionais, por meio da Ferramenta de Levantamento de compras institucionais, e específicas, via abertura de processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), www.sei.ufc.br, tipo: Administração Geral: Projetos de TI (Documento de Intenção de Demanda – DID).
- 20/03/2024 – Reunião do CATI para aprovação da proposta de consolidação das demandas de TIC da UFC (previsão de data de reunião sujeita à agenda do Reitor).
A STI esclarece que foi elaborado um manual com orientações sobre o uso da ferramenta.
Para esclarecimentos sobre o processo de levantamento de demandas de TIC, favor consultar a página da STI: https://sti.ufc.br/informacoes-gerais/governanca-de-ti/.
Contato para esclarecimentos: pedidostic@sti.ufc.br | Tel / Whatsapp: (85) 3366.9999
Fonte: Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).