STI RECEBE DEMANDAS DE SOLUÇÕES E MATERIAIS DE TICS; UNIDADES DEVEM ENVIAR SOLICITAÇÕES ATÉ TERÇA-FEIRA (15)

Publicado em: 10 de fevereiro de 2022.

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal do Ceará está recebendo, até a próxima terça-feira (15), demandas de soluções e materiais de consumo de tecnologia da informação e comunicação (TIC). As unidades acadêmicas e administrativas devem compilar e consolidar as demandas de todos os seus respectivos setores, e, em seguida, enviar à STI. Esse fluxo foi definido pelo Comitê Administrativo de Tecnologia da Informação (CATI) da Universidade.

As demandas aprovadas pelo CATI deverão ser atendidas em 2023, constando no Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC). “O processo de levantamento de demandas de TIC fomenta a cultura do planejamento na Universidade, pois prevê que as unidades verifiquem antecipadamente suas demandas, promovendo, consequentemente, um melhor direcionamento dos recursos públicos”, ressalta a diretora da Divisão de Governança em Tecnologia da Informação da STI, Beatriz Duarte.

dois tipos diferentes de requisição que podem ser feitas pelas unidades: um deles é o registro de demandas institucionais de equipamentos e materiais de consumo de TIC; o outro é a solicitação de soluções específicas de TIC.

No primeiro caso, as unidades precisam apenas responder, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ao Ofício Circular nº 2/2021 ‒ enviado em dezembro pela STI às unidades ‒ anexando o modelo preenchido de uma das planilhas disponíveis (na versão .xlsx ou .ods). Tanto o ofício como os modelos de planilha estão disponíveis no SEI, incluídos no processo nº 23067.056277/2021-51.

Quanto às solicitações de soluções específicas de TIC, a unidade demandante deverá abrir, no SEI, um processo do tipo Administração Geral: Projetos de TI (Documento de Intenção de Demanda – DID), especificando e justificando o pedido, com o preenchimento do formulário “Documento de Intenção de Demanda em TIC”. A STI lembra que, nesses casos, quando se iniciar o processo de planejamento da contratação, a unidade deverá indicar integrantes (requisitante e técnico) que serão responsáveis pelo acompanhamento do planejamento. Outras informações sobre contratações de TI estão disponíveis no site da STI.

A Superintendência salienta ainda que as demandas específicas dependem de validações orçamentárias feitas pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD). Com base nessas validações, as demandas são apreciadas e priorizadas pelo CATI.

Em caso de dúvidas, os integrantes das unidades podem entrar em contato com a Central de Relacionamento da STI pelo e-mail relacionamento@sti.ufc.br ou pelo WhatsApp (85) 3366 9999 (somente mensagens de texto).

Fontes: Beatriz Duarte, diretora da Divisão de Governança em Tecnologia da Informação ‒ e-mail: beatriz.duarte@sti.ufc.br; Vera Pontes, coordenadora de Administração e Governança em TI ‒ e-mail: vera.pontes@sti.ufc.br